Comentario da semana
Qual o nome de nossa modalidade????
Recentemente, antes do início do campeonato mundial do ano passado, uma equipe representando a seleção norte americana apresentou-se no Brasil, mais precisamente em Criciúma e região, realizando algumas partidas amistosas. Na oportunidade conversamos com os dois treinadores norte americanos, alem de seus dirigentes, os quais manifestaram suas preocupações, devido ao pouquíssimo tempo de preparação e o pouco contato deles com o futsal. Disseram eles que durante 5 meses ao ano, no período invernal, disputam eles outra modalidade apoiada pela FIFA, o show - ball, e possuíam apenas duas semanas para realização do torneio de five a side football (futsal). Resumindo nosso dialogo com os dois técnicos e diretores,suas queixas eram varias e naturalmente obvias. Pouco tempo para assimilar o regulamento de jogo, a bola, o tamanho da quadra, o piso, o numero de atletas dentro da cancha. (o show - ball utiliza seis atletas ) e logicamente o cambio tático de um esporte a outro. Ou seja, dois esportes de quadra dentro da própria FIFA.
A FIFA desta forma participa dos eventos mundiais de futsal muito mais por aparentar interesse que por prazer. O show ball praticados por jogadores de futebol 11 em sua maioria e por atletas de futsal em minoria é o esporte indoor que os dirigentes norte americanos da FIFA efetivamente promovem.
Fico imaginando, ca entre meus botões, quantos nomes já ouvi por esse mundo afora designando a nossa modalidade, Five a side footbal, futsal, futbol- Sala, Fulbito, Fulbito-Sala etc etc etc... A FIFA também promovem o Beach Soccer, Futebol 6, o 7, o 8, rsrsrsrsrsrrsrs.
Na realidade os dirigentes hoje de futsal, já que o futsal e um departamento da FIFA, são dirigentes de futebol 11 que cuidam do depto de futsal dentro dessa entidade. Como então podem defender os interesses de nosso esporte contra o futebol de 11??? Somente com coragem e opinião própria. Com autoridade e definitivamente colocar condições para que sigamos juntos com a FIFA. Dessa forma e impossível essa convivência.
Agradeço a todos e....opinem sem medo rsrsrsrsrs
2 comentários:
Zego,
Sou leitor assíduo do seu importante blog.Só você,o maior embaixador do futsal brasileiro no exterior,tem histórias para contar com a qualidade e riqueza de detalhes que você conta além,claro de todo o ensinamneto técnico tático fruto do seu conhecimento do nosso esporte.Também tornei seu blog,amigo do nosso (www.ferrettifutsalblog.blogspot.com) de forma que todos os que me visitam possam aprender com você também.
Com carinho,
Ferretti - Malwee SC
Olá Zego,
você não deve me conhecer,mas acompanho seu blog com bastante interesse.
Interessei-me por este "tópico" exatamente por ter feito as 2 coisas. Explico. Joguei um Mundial Universitário de 5 a side, no Chipre (1994). Inclusive eles estavam testando bolas novas, no caso era uma da marca Mitre. Tenho até hoje e era uma bola de tenis tamanho 5, salvo engano. Era divertido, mas somente isso. Treinamos no Brasil com bolas de futsal, posteriormente com as de campo. KKKK... foi um absurdo por completo. Acabou que perdemos para a fortíssima equipe da Ucrânia, que tinha os irmãos gêmeos na época. Já nas seguintes, 96 (Finlandia), 98 (Portugal) e 2000 (Brasil), resolveram que o futsal seria o desporto. Estou citando tudo isso para ilustrar que não é somente na FIFA que acontece isso. Mas, como você citou, com um conhecimento muito maior que o meu, o futebol não se interessará em fazer o futsal crescer. Abs e continue pois o blog é muito bom.
Postar um comentário