Comentário da semana
O espaço de cada um
Havia estado na Espanha por duas vezes anteriores em períodos curtos. Uma delas, em 1981, demos os dois primeiros cursos sobre técnica e tática daquele país, juntamente com Paco Garcia dedicado colega espanhol. Contudo, só apenas em 1985 que me mudei àquele país, ano que houve o segundo mundial pela FIFUSA e onde já nessa primeira participação em eventos mundiais a Espanha consagrou-se sub-campeã mundial.
Conhecia eu já nessa época os principais treinadores espanhóis desde 1979, entre eles, Saorin, Paco Garcia, Mickey e outros. Percebi, logo, que o que todos buscavam em mim era o conhecimento técnico na área de formação de valores novos para atletas de médio, bom e alto rendimento.
O grande segredo para que um treinador brasileiro obtenha sucesso no exterior reside fundamentalmente nesse aspecto, ou seja, na capacidade dele em melhorar os fundamentos técnicos desde a organização das categorias menores.
Porque ha pouquíssimos treinadores brasileiros hoje na Espanha???? Observem com atenção o que disse Saorin, hoje falecido e durante muitos anos homem chave do Interviu Boomerang. Disse ele com toda propriedade " Desejo treinadores brasileiros que ensinem nossos meninos espanhóis a jogarem cada vez melhor desde tenra idade. Que aprendam a ter intimidade com o balão. Trazer a Espanha treinadores profissionais caros, sem nenhum compromisso técnico com a base exigindo que contratemos os melhores jogadores do mundo, então melhor termos aqui espanhóis como técnicos, que conhecemos o meio melhor que qualquer estrangeiro".
Aí esta o segredo para alguém ter sucesso la fora e aqui dentro também. Muitos rapazes queixam-se de falta de oportunidades aqui no Brasil. Olha rapazes ponham atenção ao que vou dizer, hoje em dia é uma raridade encontrar artesãos com capacidade para transformar pedra bruta em jóias. Logicamente alguém que não tenha nenhuma aptidão, fazer dele uma figura é impossível, mas de um ruim um regulas, de um regular um bom, de um bom um muito bom, isso pode-se perfeitamente lograr. Só que ha um porem, rsrsrs, da muito trabalho, muito trabalho mesmo, mas, confesso que isso para mim é o mais gratificante. Na Europa diz-se que no mundo esportivo treinadores se encontram aos montes, mas professores são difíceis de achar.
Quem desejar ver meu trabalho estabeleça contato e nada pedirei a vocês de minha parte. Acompanhe os treinos. Tomem isso como um gesto cristão de alguém que deseja de coração, ve-los como verdadeiros professores que tenham prazer em ensinar, colocando-se a si mesmos como um bom exemplo a juventude.
Obrigado a todos
3 comentários:
Abuelo, veo que sigue siendo unico e irrepetible, sigue asi y no cambies nunca.
Es una pena que nuestro deporte en la actualidad no tenga nada que ver con lo nos enseñaste
Un abrazo muy fuerte desde Toledo
Willie
è isso ai Zego, mas cedo ou mais tarde esse esporte vai ter que crescer, pena que as pessoas procurem o caminho mais longo para isso acontecer, estamos aqui no QATAR tentando botar em pratica aquilo que vc ensinou, abraço.
Zego, em meio a um monte de mediocridade, desonestidade, vaidade e burrice, ler seus posts aqui é no mínimo se aproximar de Deus. Pode ter certeza que seus ensinamentos e seus exemplos jamais se perderao com o tempo, muito pelo contrario, eles se multiplicarao pelas maos daqueles que estao envolvidos nesse objetivo comum.
Mais um treinador no Qatar profundo admirador da sua arte. E assiduo leitor do seu blog.
Postar um comentário