terça-feira, 18 de agosto de 2009

ARGENTINA 8

Porque a FIFA não tentou introduzir o futebol 5 no Brasil???
Observem com atenção a declaração do Presidente do São Paulo Futebol Clube na época, Sr. Henry Aidar, sobre o debate estampado nos periódicos de então entre o Sr. Januario D'alessio, Presidente da FIFUSA e o Sr. João Havelange, Presidente da FIFA. Disse o Sr. Henry “Considero esses dois senhores, grandes e eméritos brasileiros, mas devo dizer que apesar de que até uma certa idade da adolescência esses dois esportes podem se complementar, são duas coisas bem diversas, duas modalidades com vida própria e diferenciadas ". Essa declaração demonstra um conhecimento muito mais que superficial sobre a questão. Os Presidentes de clubes de Futebol de Campo no Brasil havia longo tempo conviviam e tinham respeito pela origem do futsal, muito diferentes aos Presidentes de Clubes argentinos, os quais pouco sabiam sobre esta nova modalidade recém chegada ao país.
O Sr. Havelange bem que consultou alguns Presidentes de clubes de Futebol brasileiros, os quais, igual que o Presidente do São Paulo F. C., declararam discretamente mas firmemente não estarem dispostos a envolverem-se a favor de nenhum dos lados, o que na pratica, era uma forma delicada de não aceitar nenhuma pressão.
Devo dizer que todas as atitudes e procedimentos tomados pelo Sr. Januario D'alessio sobre essa independência com o Futebol 11 não podia apenas ser um parecer pessoal dele. Ela era amparada pelos dirigentes da Confederação Brasileira em primeiro plano e os Presidentes das Federações Estaduais em segundo plano. As reuniões sobre qualquer passo a dar pelo Sr. Januario, com toda essa grande cúpula diretiva eram freqüentes. Assim sendo que, atribuir hoje em dia, a uma só pessoa, o encaminhamento das responsabilidades sobre hoje o futsal ser um departamento da FIFA é uma total inverdade. Muitos desses dirigentes seguem em seus cargos e basta serem indagados sobre o tema para que confirmem esta minha afirmação.

Nenhum comentário: