segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fito Figueiroa (Final)

O Telefonema


Zego, é o Chopo chamando do Uruguay. Apressei-me em atender a chamada com certo pressagio nada bom. O amigo Rolando com voz emocionada transmitiu-me a notícia inesperada da morte de Fito provocada por um edema pulmonar. Nunca soube dizer nesses momentos palavras de conforto. Simplesmente fico de certa forma anestesiado ante esse momento de dor. Ao cabo de uns dez dias recebi um recorte de um jornal Montevideano onde um colega de Figueiroa fazia-lhe uma homenagem em uma coluna. Qunado en el cielo pasen lista assinalava o cabeçario da matéria.

Dizem que ninguém é insubstituível. Essas afirmações formatadas nem sempre correspondem a realidade dos fatos. Com sua morte o salonismo uruguayo nunca mais voltou a ser o mesmo. O projeto das categorias menores, a preparação e organização das equipes nacionais, os campeonatos internos, as viagens ao Brasil, tudo isso não teve mais continuidade. Todos os sonhos vieram abaixo com sua morte. No plano internacional, 9 anos apos o desaparecimento de Fito ocorreu o que ele mais temia para o futuro de nossa modalidade. A retirada do Brasil e Espanha da FIFUSA, iniciando um processo de desintegração que nos levou aos dias negros de hoje em dia dentro da FIFA.
Em minhas lembranças do grande amigo não posso desconectar seu rosto, sua figura, com o seu profundo amor a cidade de Montevideo. Passam-me recordações de nossos encontros no velho mercado do Porto conversando assuntos de nosso interesse saboreando um vinho médio a médio com um sandwich de chorizo, dos bares típicos pela cidade antiga que tanto apreciava, a rambla com a visão do mar de águas doce e salgada, dos passeios e encontros, reuniões, do majestoso Casino, dos clubes a beira mar de Pocitos, Punta gorda y Carrasco, dos clubes de bairro de gente tão hospitaleira. Uma vez retornei anos mais tarde a essa cidade e tentei reviver o sentimento que esses lugares me produziam quando estava com Fito. Foi inútil, sem ele, as ruas de Montevideo me davam a sensação de vazias, sem alma, sem vida. Apenas saudades e nada mais. Que Deus o guarde para sempre.


FIM

Um comentário:

Orlando Coelho disse...

Boas,passei só pa desejar tdas as felicidades e continuação de bom trabalho ... Um abraço http://landofutsal84.blogspot.com/