segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Importancia da camera de video


Nunca me chamou muito a atençao o acompanhamento dos jogos pelas estatisticas escritas. Uma vez na Espanha havia no futebol de campo um atleta campeão desse tipo de controle. Vaquero. integrante da equipe do Barcelona, segundo a planilha tecnica, raramente se equivocava nos passes e por essa razao indagaram a Cruif, seu treinador, sobre o tema. Este entao respondeu desta forma,"me interessa saber quantos passes dificeis ele deu, quantas assistencias de gol, assim se mede de forma correta a qualidade tecnica do jogador".
Utilizo o video praticamente diariamente, tive de compra-lo juntamente com a minha auxiliar, entre o meu proprio bolso e o dela, ja que a faculdade nao nos propiciou esse emportante auxilio tecnologico. Gravamos jogos que os vemos em camera lenta e utilizamos tambem a gravaçao durante treinamentos. O segredo maior e fazer um exame tecnico individual de cada atleta que possuo, para depois com a mostragem individual a essa mesma jogadora, corrigiir fundamentos tao importantes ao seu desenvolvimento geral.
Gasto, as vezes, umas tres horas diarias e desde o inicio dos anos 90 ate 2010 tem-me acompanhado em diversos lugares. Caso, tiverem o recurso suficiente de duas ou tres cameras entao, muito mais se obtem, pois pode-se colher as imagens de diferentes angulos propiciando na ediçao, riqueza em detalhar detalhes precisos e deveras oportunos.
Observa-se tb se alguem evolui ou nao, inclusive elucida duvidas que muitas vezes sem esses recursos, perde-se na possibilidade de determinar quem esta com a razao. A imagem e inconteste juíza e auxilia o treinador inclusive a estabelecer responsabilidades àqueles, atletas, que nao as desejam assumi-las.

Obrigado

3 comentários:

Anônimo disse...

Mister tenho muitas saudades das horas que passamos a treinar os meninos do Miramar e dos tempos que passamos juntos e mais uma vez agradeço de tudo que voçê me ensinou no Futsal e na vida. Estou agora a treinar uma equipa do distrito do Porto e continuo fiel ao nosso 4:0. Qundo puder envie email para kordas1975@gmail.com

Grande abraço,

Pedro Azevedo

Anônimo disse...

Zego,

un saludo fraternal desde Colombia; En algun momento compártimos una cancha en Bogota mas exactamente en la cancha de Arbey gomez. Jugamos un campeonato recreativo con el equipo de este lugar.. Estaba Rafael Bautista y algunos otros.

es muy grato saber quer se encuentra bien. si es Posible me púede escribir a giovanicervera@hotmail.com

Saludos,

Giovani Cervera

Poliana Irleu disse...

No começo não entendia o verdadeiro significado em assistir os jogos gravados. Confesso que preferia rever as belas jogadas que a equipe havia realizado. Hoje, ate mesmo sem a presença do Zego, minhas companheiras e eu revemos os jogos para perceber o que levou a execução dos erros e acertos.
Este é um dos muitos ensinamentos que aprendi com o Zego.

Obrigada Zego, beijos.