terça-feira, 29 de junho de 2010

REPUBLICA DA MOLDAVIA

Um bom avião russo transportou-me de Moscou a Kishnev, capital da recém criada nova Republica, separada há pouco da União das Republicas Socialista Soviéticas. Estávamos no início da década de 90, no despertar de outra era, depois de tantos anos atrelados ao comunismo que tomou conta de metade de toda Europa.
Através de uma comunicação em inglês da nada simpática aeromoça da AEROFLOT, fui conduzido por ela a presença da pessoa responsável pela minha permanência naquelas terras de clima e geografia tão distintas a brasileira.
Alexander, de aparência alta e magra, me saudou com umas boas vindas e um abraço bem afetuoso dizendo-se feliz em recepcionar alguem de uma terra tão distante dali. Logo em seguida, recolheu minha mala e indicou o caminho daquele aeroporto de dependências modestas mas aconchegantes e singulares.
Durante o trajeto rumo ao Hotel pude constatar o mesmo estilo de prédios habitacionais de Moscou. Confesso esse aspecto não me agradava do regime comunista. Um após o outro, eles desfilavam sob os meus olhares, edifícios com a mesma altura, aspecto cinzento, com a mesma insossa arquitetura, nada alegre ou criativos, transbordando tédio e melancolia.

Nenhum comentário: