segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Argentina (12)


Minha ultima viagem a Argentina ocorreu em 1988, pouco antes do Congresso FIFUSA decidindo a aceitação ou não à proposta da FIFA de ser um departamento dessa entidade esportiva. Perguntavam-me os argentinos qual a razão para uma mudança de atitude tão drástica por parte dos dirigentes de futsal brasileiros. Devo confessar que explicava isso com um sentimento amargo de vergonha. Apesar de a decisão do Congresso ser contra a anexação, o Brasil e a parte mais importante dos clubes espanhóis retiraram-se da FIFUSA. Isso foi tudo que a AFA (Associação de Futebol da Argentina) ambicionava. O criador da FIFUSA postulava ante umas promessas impossíveis de se cumprir. Um dia após o referido Congresso minha mãe recebeu um telefonema o qual entre outras coisas dizia que jamais voltaria a trabalhar no Brasil. Foram muitos anos longe daqui, contudo, aqui estamos de volta e apesar das muitas dificuldades "impostas" seguimos dizendo exatamente o mesmo que há trinta anos atrás, com a graça de Deus.
Hoje em dia a Argentina e o resto da America do Sul convivem entre o Futebol de 5 da FIFA e o Futebol de Salão da Associação Mundial de Futebol de Salão, entidade esportiva independente que continua sobrevivendo ante inúmeros desafios.
Finalizando esta seqüência de relatos, desejo a vocês hermanos sim, toda a felicidade do mundo. Durante dois anos fui um de entre muitos argentinos humildes e jamais esquecerei vocês enquanto neste mundo estiver.

Fim

Um comentário:

Martin Bonvehi disse...

Profe, estamos muy agradecidos por su contribución hacia el futsal argentino.
Gracias a gente de bien como usted, nuestro deporte hoy es fuerte y popular e independiente, y tiene mas de 30 años de edad.
Gracias Zego, un abrazo.
Martin Bonvehi