quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fito Figueiroa ( 3 )


" A Primeira transmissão "


Ao retornar a São Paulo, comecei a receber correspondências escritas a mão por Dom fito, (êle me dizia rsrsrs que só fazia isso aos mais chegados rsrsrs ) incluindo nelas alguns recortes de jornais ( Mundocolor, El Diario, El País e outros ), com publicações sobre futsal e um resumo completo dos campeonatos uruguayos. Havia comentado com êle em Corrientes sobre a necessidade de impulsionar no Uruguay as categorias menores, a começar pelos juvenis ( até 18 anos completos ) para em um futuro relativamente próximo, pudéssemos ter naquele país, clubes com participação massiva em todas as categorias desde os 9 anos de idade.
Logo no ano seguinte, em 1986, me foi comunicado em uma correspondência da Federação Uruguaya, a realização para o final do ano de uma outra competição continental a ser realizada entre países da América do Sul, sendo esta sediada em Montevideo. Assim que quando me deram a notícia no Brasil já a sabia com antecipação de uns meses.
Fomos intensificando cartas e Don fito em uma delas dizia esperar que eu fosse convocado pela seleção brasileira para poder encontrar-se com o amigo brasileño e recebê-lo pessoalmente em sua cidade. Ao acercar-se a competição preparei alguns apontamentos para entregar-lhe em mãos contendo farto material relativo à organização das categorias menores da Federação Paulista de Futebol de Salão e uma camisola, como dizem os lusos, do glorioso São Paulo futebol clube, de Pedro Rocha, meia esquerda saopaulino da época.
Durante o torneio, ocorreu um fato extremamente importante e inédito. Por primeira vez, a final entre brasileiros e uruguayos foi televisionada em direto do estrangeiro para o Brasil. Final esta muito comentada pela bonita exibição da equipe brasileira e alcançando níveis de audiência de transmissão surpreendentes, dito pelo locutor e apresentador do Esporte Espetacular da Rede Globo, umas horas depois do término da partida. Causou muita surpresa também, entre a mídia uruguaya, observar o interesse brasileiro por uma modalidade nascida na Associação Cristã de Jovens de Montevideo, cujo criador, Juan Carlos Ceriani tive a oportunidade de conhecê-lo, anos mais tarde na mesma Montevideo.

Nenhum comentário: