sábado, 1 de maio de 2010

A charrete da Romenina


Sempre pelas manhãs frias do inverno europeu, Socorro levantava-se muito cedinho para chegar ao seu restaurante em Toledo (España) antecipadamente, com sobras de tempo para preparar os desayunos matinais aos clientes trabalhadores e madrugadores.
Eu, sentia prazer em levantar-me cedo e na maioria das vezes estava ao lado daquele fidelíssimo amigo. Certa vez fomos surpreendidos com a chegada de alguns inusitados estrangeiros, humanos e não humanos, os quais jamais havíamos visto antes. Uma charrete super decorada, encantadora, transportada por um orgulhoso cavalo e um cachorro que se postava soberano na frente, observando com altivez o caminho a recorrer, aproximava-se. Socorro e eu os vimos estacionar e caminhar em direção de seu negocio, um senhor de roupas simples e distintas presumindo alguém mais alem do Alentejo.
Deu um bom dia com sotaque estranho e apontou o que queria com o dedo indicador sugerindo um carajillo (conhaque com café) e um pedacinho de tortilla imediatamente servidos por Socorro. Sem nenhum afã, degustava calmamente aquele alimento e bebida com tranqüilidade franciscana que seus amigos de fora e no frio começaram a impacientar-se relinchando e latindo como dizendo " você aí no quentinho e nós aqui " rsrsrsrsrs, " apresse-se ". A cada suplica de seu cavalo e cachorro, o senhor saía e em sua língua nativa falava e fazia um sinal com as mãos bem claros, que seria um “espere que já vou, poxa " rsrsrs.
Finalmente depois de muita insistência o homem acedeu e partiu. Atrás da charrete, uma palavra “ROMENIA”. Socorro, que adora animais, tanto quanto eu, cruzamos olhares sorridentes vimos aqueles personagens tão companheiros e amigos, desaparecerem de nossos olhos, mas não de nossas lembranças.

Um comentário:

Orlando Coelho disse...

Olá :) espero que esteja tudo bem com o senhor !!!
Eu sou um jogador de futsal e actualmente jogo na Roménia, em Portugal ouvi muito e bem sobre a sua pessoa e trabalho que fez lá.... Pena eu não o conhecer na altura nem puder ter sido ensinado pelo senhor como muitos colegas meus foram lá no Miramar, eu fazia parte de outro clube na altura, o Boavista !!!

Passei aqui só para o cumprimentar e desejar tudo de bom na vida!!!!
Um grande abraço.

Orlando Coelho

Meu blog:
http://landofutsal84.blogspot.com/