sábado, 21 de agosto de 2010

MOLDAVIA (3)

Em alguns momentos de lazer, conduziram-me a conhecer o circo, orgulho de todos os povos da ex URSS daquela época e realmente de encher os olhos pela beleza e habilidade de seus artistas. Outro passeio inesquecível foi conhecer uma produção de vinhos, cuja região era a unica a produzir esse liquido em toda Republica. Percorri labirintos e salas medievais daquela imensa fabrica e por fim fizeram-me provar a bebida milenar entre gostosos queijos tipicos do lugar.
Contudo, o que me dava mais prazer realmente era acompanhar Sacha ao mercado Central Municipal. Como me referi anteriormente, todos aqueles maltrapilhos personagens tornaram-se meus conhecidos e me comoviam suas imitações pois sempre desejavam compartilhar comigo o pouco que tinham. A lingua não era obstaculo quando olhares deixam transparecer a voz do coração. Ali, conversava com todos, abrindo a boca como podia e fazendo gestos com as mãos. Ninguem falava ingles ou frances ou italiano ou castellano... apenas e tão somente meu amigo Sacha. Naquele universo slavo que era o entreposto, conheci o moldavo verdadeiro mas tambem outros russos, asiaticos da antiga republica, bulgaros, romenos, polacos, hungaros e ate mesmo ciganos e suas familias. Naquela época não haviam drogados mas a bebida era o deporto mais popular de todo aquela massa humana abundante.
Ali este brasileiro perdido ja era um personagem popular e requeria certa esperteza para não magoar meus amigos diante de tantos convites para beber um trago de vodka que para eles era um simbolo de uma nova amizade. Amigos leitores, não foi facil realmente para mim fazer-les compreender que não estava habituado a com eles, beber daquela forma incessante e continua rsrsrsrsrs

Nenhum comentário: